Médico em Casa

Prevenção de Doenças

Bons hábitos & Check-up

Movimente-se para ganhar saúde

Entrevista com o Ortopedista e Médico do Esporte

Dr Fellipe Savioli

CRM/SP: 115.632

Quais atividades físicas as pessoas podem começar a fazer sem um professor junto e quais os cuidados para não se lesionar?

O ideal é o auxílio de um profissional de Educação Física em qualquer atividade que se pretenda desenvolver porque em pequenos detalhes pode-se evitar uma lesão, que vai afastá-lo por algumas semanas.

Para praticar uma atividade física:

  • Primeiro o indivíduo deve respeitar os seus limites no volume de treino, intensidade e principalmente a sua situação corpórea, se está acima do peso ou não;
  • Pratique a atividade física em local adequado,  que não seja muito abafado e sem carros em volta, pois a liberação de monóxido de carbono pode fazer mal. Procure um lugar livre de poluição com uma temperatura e horário adequados, treine de manhã ou a noite;
  • Use um vestuário apropriado e que permita transpiração -lembrando que se perde peso quando o suor vai para a pele e evapora, se a roupa não permitir a evaporação, pode-se ter uma hipertermia e depois uma intermação, que é o aumento da temperatura do corpo, colocando a própria vida em risco;
  • Use um calçado confortável, não precisa ser sofisticado, apenas confortável;
  • Faça um bom fortalecimento antes de iniciar para que sua atividade física seja feita com mais tranquilidade e com menor chance de lesão.

 

Que tipo de fortalecimento?

Oriento fazer um fortalecimento com musculação, acompanhado de um profissional de Educação Física ou na água, com sessões de natação e hidroginástica.  

 

Quais são os benefícios dos alongamentos?

Alongamentos são fundamentais antes de qualquer atividade física. Uma pessoa que não está alongada consome mais energia correndo e saltando. É importante fazer o alongamento fora da atividade aeróbica e da musculação. Então, a pessoa tem que ter o tempo dela para fazer a corrida, a musculação e as sessões de alongamento.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que as pessoas façam 150 minutos de atividade aeróbica  por semana, duas sessões entre 50 minutos e 01 hora de musculação e mais duas sessões de 20 a 30 minutos de alongamento.

 

Tomar alguns cuidados para não se lesionar não significa não se movimentar, certo?

Com certeza. Todos devem fazer uma atividade física independente da limitação. Uma desabilidade, uma restrição não é sinônimo de ficar parado. Hoje nós vemos muitas pessoas amputadas, em cadeira de rodas e fazendo atividade física. A gente combate tanto a obesidade, não é só pela questão estética, é muito mais por todos os problemas que essa obesidade traz: pressão alta, diabetes e colesterol alto que podem pôr em risco a vida da pessoa. Então, a atividade física funciona como um remédio para esses problemas.

Veja também

Deixe uma resposta

Fechar Menu