Médico em Casa

10 alimentos para consumir sempre

Entrevista com a nutricionista
Rosana Farah
CRN3:2775

Silmara Biazoto

Com a correria do dia a dia, as pessoas acabam se esquecendo de consumir alguns alimentos essenciais para conservar a saúde. Vamos citar 10 alimentos frescos importantes para se consumir com frequência.

Eu vou começar pela salada para que as pessoas montem um prato variado, fresco e com propriedades nutricionais importantes. Então, um bom exemplo seria:

  • Uma salada com brócolis, que é um alimento rico em ferro e vitamina C;
  • O agrião, que ajuda na imunidade e também é rico em vitamina C;
  • O tomate, que chamamos  de “super astro” dos alimentos, porque além de vitamina C também tem licopeno. Ele entra na prevenção de cânceres de próstata e de mama.

Portanto, em uma salada com estes três alimentos, você já está garantindo boa qualidade e propriedades nutricionais importantes.

Depois podemos incluir:

  • Os peixes, que o brasileiro come pouco e são ricos em vitamina D, especialmente o salmão e o arenque.

A vitamina D é importante para a prevenção das doenças ósseas. Temos um problema importante de saúde pública que é a questão da osteoporose. Então, consumindo a vitamina D há uma chance maior de evitar problemas ósseos, entre eles, a osteopenia e a osteoporose.

Alguns temperos:

  • A pimenta, que é termogênica e ajuda a aumentar a energia, mas tem que ser consumida numa quantidade adequada para isso.

Para ter um poder termogênico, uma pessoa teria que consumir 06 pimentas dedo de moça por dia. Eu acho que devemos usar a pimenta mais como antioxidante e antinflamatória, que é uma outra propriedade que ela tem, do que consumir pimenta para emagrecer.

Esqueça esta questão do emagrecimento e use-a para combater o radical livre, com moderação.

  • O gengibre também é recomendado porque tem uma substância que ajuda na digestão para pessoas que têm problemas gástricos e pode ser usado na salada e no arroz;
  • O alho também tem um papel importante nas doenças cardiovasculares porque melhora a elasticidade das artérias e diminui a pressão arterial.

Temos a salada, prato principal, temperos e agora as frutas:

  • A maçã tem um valor calórico baixo, rica em fibra e importante no combate ao colesterol;
  • O morango é rico em vitamina C e um antioxidante.

Além disso, incluiria:

  • A água de coco pelo seu poder refrescante e pela presença de eletrólitos, importantes para a hidratação.

Dessa maneira, temos uma refeição equilibrada, variada e repleta em nutrientes que fazem bem à saúde e que melhoram a imunidade e o estado nutricional.

 

Devemos consumir estes alimentos com que frequência?

Com a maior frequência possível, mas devemos variar também. Não deve-se consumir todo dia uma salada de brócolis, agrião e tomate, o que pode ser feito são diferentes preparações com estes alimentos e assim variar a salada. Fazer o brócolis de outra maneira, escolher outro vegetal verde escuro da mesma família do brócolis, uma escarola ou outro vegetal verde escuro, não precisa ser brócolis todos os dias.

Na prática do dia a dia o que vemos no consultório é que se varia pouco os pratos nas refeições, as pessoas costumam repetir o hábito. Elas não mudam tanto o que elas comem, elas podem ir no restaurante ou no self service no almoço, elas podem comer fora, mas acabam procurando sempre os mesmos alimentos porque isso vai ao encontro do seu gosto pessoal. 

Anunciar é a melhor forma da sua marca ser lembrada.  Entre em contato conosco, clique aqui.

Este post tem 4 comentários

  1. Gostei das dicas. Mas como foi dito, a gente sempre procura pelos mesmos alimentos, acho que nos sentimos mais seguros comendo aquilo que já conhecemos. Mas devemos adquirir o hábito de sempre experimentar novos alimentos, novos temperos, formas de fazer…

    1. Olá, Gabriela
      É difícil mudar, mas tenha persistência, vale a pena!
      Se gostou da nossa entrevista compartilhe o nosso portal https://medicoemcasa.info com seus amigos.
      Até mais!

  2. Olá,
    Recomendo vivamente o seu blog/site.
    Gostei muito do seu Post.
    Obrigado
    Pedro Miguel

    1. Obrigada!
      Somos o meio para a comunicação entre o médico e o público visando ter um impacto positivo na sociedade.
      Até mais!

Deixe uma resposta

Fechar Menu