Médico em Casa

Vitamina D

Entrevista com o ortomolecular
Dr. Antonio Carlos Ruffolo
CRM/SP: 21.734

Silmara Biazoto

Qual a importância da vitamina D para o organismo humano?

Sem dúvida, a vitamina mais importante do corpo é a vitamina D.  Já existe uma série de doenças que podem se desenvolver com a falta de vitamina D.

Ela é fundamental em algumas doenças degenerativas e interfere em várias partes do corpo, doenças que têm interferência formal. De acordo com um trabalho americano sobre a vitamina D e foram estudadas praticamente 1 milhão de pessoas, as que tinham vitamina D baixa tinham muito mais predisposição a:

  • Câncer de mama;
  • Cânceres conjugados;
  • Câncer de ovário;
  • Câncer de intestino;
  • Linfoma;
  • Diabetes;
  • Fraturas em mulheres;
  • Esclerose múltipla.

Hoje em dia, a esclerose múltipla é tratada com altíssimas doses de vitamina D.

A nossa estatística dentro do consultório, porque todos os meus pacientes fazem exame para saber a taxa de vitamina D, mostra que entre 70 e 80% das pessoas não têm vitamina D.

 

Como repor a vitamina D naturalmente?

Reposição é comer sardinha, que é um peixe barato e tem vitamina D, só que não pode ser de lata.

A sardinha é um peixe bastante interessante,  uma reposição natural de vitamina D com esse alimento corresponde a comer 4 sardinhas inteiras por semana.

O sol é importante, ele faz aquele mecanismo que para explicar a grosso modo, faz a ativação da vitamina D.

Uma hora semanal é o suficiente para ativar a vitamina D, mas o paciente precisa estar com pouca roupa, sem protetor solar, o sol estar um pouco quente e não deve-se tomar banho em seguida.

Foi feito um estudo que mostra que se a pessoa tomar uma manhã de sol e não tomar banho em seguida, até depois de três dias existe a ativação da vitamina D. A irradiação tipo UVB ativa a vitamina D por muito tempo.

Para os meus pacientes eu oriento no final de semana, quem mora em prédio e não pode ir para fora de São Paulo, pegar um shortinho, uma blusinha e uma cadeira e ler uma revista ou um livro no sol durante um hora sem o protetor solar e não tomar banho logo em seguida, esperar um pouco.

Para as pessoas que não querem ou não podem fazer isso, pode-se repor a vitamina D de outras formas: injetável, por gotinhas ou por comprimidos.

Anunciar é a melhor forma da sua marca ser lembrada.  Entre em contato conosco, clique aqui.

Deixe uma resposta

Fechar Menu